terça-feira, 19 de maio de 2009

COMUNICADO DO AUTOR

A todos os interessados no tema Direito Urbanístico: o livro em questão pode ser adquirido na Livraria Del Rey ( http://www.delreyonline.com.br/ ) em Belo Horizonte, MG, ou nas livrarias jurídicas em todo o país. Ainda por meio de sites como: http://www.submarino.com.br/ , http://www.livrariaultimainstancia.com.br/ ou http://www.buscape.com.br/ . E para conversar com o autor: magnovip@yahoo.com.br .

O livro Direito Urbanístico Comparado – Planejamento Urbano - Das Constituições aos Tribunais Luso-Brasileiros, merece ser adquirido porque: faz uma abordagem peculiar da evolução das formas de ocupação do espaço pelo homem, a bem dizer das cidades no mundo, através dos tempos, numa visão planificatória e urbanística.

Compara o Direito Urbanístico adotado por diversos países, enfatizando o paralelo Brasil-Portugal, principalmente quanto a seus institutos jurídico-urbanísticos e seus planos territoriais (com ênfase dada aos Planos Diretores).

Traz ao Brasil o modelo e a experiência européia, mais especificamente de Portugal, no que tange ao Ordenamento do Território e Urbanismo sob a ótica jurídico-constitucional. O inverso também é encontrado no teor da obra.

A elaboração das normas dos planos diretores municipais em ambos os países em questão é objeto de específica e detalhada sistematização e comparação, destacadamente quanto às suas etapas legislativas.

Há uma ousada e atualizada demonstração dos instrumentos jurídicos que são disponibilizados aos particulares para que estes extirpem do ordenamento as normas eivadas de vícios, arbitrariedades ou ofensas das mesmas à legalidade e à constitucionalidade.

O CD que acompanha o livro contém seleto material de legislação, jurisprudências, planos diretores e temas ligados ao planejamento urbano luso-brasileiro.

4 comentários:

  1. Carlos Magno, parabéns pela obra, tenho certeza que trata-se de uma obra peculiar e muito bem elaborada.Digo isto pela oportunidade que tivemos de tê-lo como professor por um breve período no curso de Direito no Unileste, onde fomos testemunhas de seu profissionalismo e dedicação ao estudo do direito de um modo geral.

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos,

    Já foi feita alguma resenha do seu livro? Caso tenha sido feita, será que pode nos enviar? Gostariamos de divulgá-la no Infourbandata.

    Atenciosamente
    Equipe Urbandata
    infourbandata@iuperj.br

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Carlos,

    Meu nome é Alexandre e sou estudante de Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara. Estou realizando um projeto de pesquisa sobre Direito Urbanístico e gostaria de entrar em contato com você para trocar algumas ideias.

    Obrigado,

    Alexandre Vaz de Oliveira Moraes
    alexvmoraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tenho muito interesse por esta obra e procurarei nos locais indicados. Parabéns por criar esta opção para a gente!

    att,
    Didi

    ResponderExcluir